Provab tem novo edital para enfermeiros

19/11/2013

Mais de 1.500 vagas serão ofertadas aos enfermeiros de todo o Brasil pelo Programa de Valorização a Atenção Básica, o Provab. O edital foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS), em 18 de novembro de 2013 e oferecerá bolsas integrais no valor de R$2.976,00. O objetivo é unir ensino à atenção básica, e ofertar serviços de saúde à população das periferias de grandes centros e regiões carentes do interior. As inscrições vão de 17 de janeiro de 2014 a 02 de fevereiro 2014.

Dentre os critérios do processo seletivo está o que valoriza os primeiros inscritos, ou seja, a ordem de inscrição conta pontos. Assim como há vantagens para quem está formado a menos tempo e para quem tiver cursado a graduação no mesmo estado onde deseja se inscrever para o Provab. Caso existam mais inscritos do que vagas, a preferência vai para o candidato mais velho.

Os enfermeiros serão enviados às regiões metropolitanas, capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes, para que possam trabalhar no Programa Saúde da Escola. O Programa é uma iniciativa que visa à promoção das condições favoráveis ao desenvolvimento pleno e saudável de jovens e crianças em idade escolar, além de significar “melhoria de qualidade de vida da população brasileira”.  Os contratos terão início em março de 2014 e perdurarão pelo prazo de um ano.

A parte teórica do Provab é oferecida pela UNASUS, e será uma especialização em Atenção Básica, com a carga horária de oito horas semanais, tendo sua complementação com o cumprimento de 32 horas de atividades práticas, semanais. Os participantes terão suporte através de programas do governo, como o Telessaúde Brasil Redes e o Portal Saúde Baseada em Evidências. As ferramentas vão desde as calculadoras médicas e análises estatísticas, até às teleconsultorias sobre Atenção Básica.

Fontes: Blog da Saúde e Ministério da Saúde