Mulheres em Cargo de Liderança no IBACBRASIL garantem alto desempenho da empresa


O Relatório Women in Business and Management: The Business Case for Change (em tradução livre, ‘Mulheres nos negócios e na gerência: por que mudar é importante para os negócios), divulgado no dia 22 de maio, trouxe dados relevantes sobre inserção de mulheres no mercado de trabalho, sobretudo em cargos de liderança.
De autoria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão pertencente à ONU, o relatório analisou mais de 70 mil empresas em 13 diferentes países, e chegou à conclusão que quanto maior o número de mulheres, melhores os resultados de uma organização.
Dentre os principais fatores de melhoria apontados pelos entrevistados estão ganhos em produtividade, rentabilidade, criatividade e inovação, além de melhoria na imagem pública da empresa.
O mercado, entretanto, ainda resiste a este aprendizado: hoje, menos de um terço dos conselhos de administração empresariais possui pelo menos 30% de participação feminina.
“No IBACBRASIL temos um Comitê de Gestão formado por dois terços de mulheres. Sabemos que somos exceção dentro da realidade nacional, mas esperamos que outras empresas possam se espelhar em nosso exemplo”, afirma Elaine Roncen, integrante do Comitê de Gestão.
Fernando Halfen, empresário e CEO da empresa fundada há quase 16 anos, optou por trabalhar com mulheres desde o começo. “Sempre percebi mulheres como líderes mais organizadas e com visões mais positivas. Em tantos anos trabalhando com mulheres percebi que equipes lideradas por elas desenvolvem mais cumplicidade e companheirismo, tornando o ambiente de trabalho mais alegre e entrosado”, afirmou o CEO.
No IBACBRASIL existem mulheres na liderança de diversos setores: Kátia Reis no Comitê de Gestão, Caroline Schelbauer no Marketing, Josiane Krupiniski na Monitoria, Milena Brozoski no Setor de Vendas e Adriana da Costa no RH.
Escrito por: Amanda Silva